Cristais

Os cristais  são o DNA da Terra, um registro químico da evolução. São repositórios de milhões de anos, e guardam a indelével lembrança das forças poderosas que os moldaram. Alguns foram submetidos a enormes pressões, enquanto outros se desenvolveram em câmaras nas profundezas do subsolo; alguns se formaram em camadas, enquanto outros cristalizaram a partir do gotejamento de soluções aquosas – tudo isso afeta suas propriedades e a maneira como atuam. Seja qual for a forma que assumam, a sua estrutura cristalina pode absorver, conservar, concentrar e emitir energia, especialmente na faixa de onda eletromagnética.

Os cristais têm sido usados  há milênios para promover a cura e restabelecer o equilíbrio. Eles atuam por meio da ressonância e da vibração, reestabelecendo a harmonia do invólucro biomagnético que cerca e interpenetra o corpo físico e ativando pontos de ligação entre os chackras, restabelecendo  o equilíbrio desses centros energéticos.

Purificar os nossos cristais é extremamente importante, pois essas pedras são excelentes transmissores e receptores de energia. Uma das suas funções é absorver e purificar energias negativas. Se você deixar que cumpram essa função por muito tempo sem passar regularmente por uma limpeza, eles acabam absorvendo energia demais, e com o tempo deixam de transmutá-la – embora alguns sejam capazes de purificar a si mesmos.

Usar cristais ou simplesmente ter um nas proximidades pode potencializar a nossa energia (cornalina laranja), purificar o ambiente (âmbar) e atrair riquezas (citrino).  Bem posicionaddos, os cristais podem mudar a nossa vida. Podemos escolher pedras para aumentar a intuição (apofilita), incrementar as nossas capacidades mentais (turmalina verde) e estimular a nossa autoconfiança (hematita).

Limpeza dos Cristais

Os cristais que não são quebradiços, nem articulados podem ser colocados na água corrente ou imersos no mar ou em água salgada, enquanto faz isso, tenha em mente a intenção de que toda a negatividade seja eliminada e o cristal, reenergizado. Se o colocar sob a luz do Sol ou da Lua por algumas horas, isso também pode recarregá-lo, caso ele não seja do tipo que desbote ao sol ou que possa causar um incêndio ao focalizar raios solares – lembre-se de que as luz do sol descreve um arco no céu à medida que o dia passa. Os cristais quebradiços ou aglomerados podem ser deixados num recipiente com sal durante a noite toda. Depois disso, retire delicadamente os grãozinhos de sal para não danificar o cristal, especialmente se o tempo estiver úmido.

Certos cristais têm a capacidade de limpar outros cristais. Guarde uma cornalina no saquinho de pedras roladas e você nunca precisará purificá-las usando outro método. Um cristal pequeno pode ser deixado durante a noite sobre um aglomerado de quartzo transparente.

Meditação com os cristais

Meditar com os cristais é uma das maneiras mais fáceis de entrar em sintonia com a energia deles.  Antes de começar a meditação, purifique o cristal para que as energias dele estejam puras. A meditação é  um ótimo instrumento para acalmar o tagarelar da mente, além de trazer outros benefícios, como aliviar o estresse, baixar a pressão sanguínea, etc.

Lista de Cristais

Existem cristais de todas as formas e tamanhos, e o mesmo cristal pode apresentar-se em várias formas ou cores diferentes ou ser conhecido por diversos nomes. Muitos cristais ficam com a aparência muito melhor quando polidos ou lapidados, mas em estado bruto eles são igualmente eficientes. É por meio de sua estrutura geométrica única  que os cristais são classificados. É essa estrutura , e não o mineral (ou minerais) a partir do qual o cristal se formou, que é usada como critério para classificá-lo. Em alguns casos, o conteúdo mineral do cristal muda um pouco, dando origem a pedras com cores diferentes. Os cristais podem ser usados como adorno e também para a cura e purificação de ambientes. As suas vibrações sutis afetam os níveis físico, emocional, mental, psicológico e espiritual do ser.  Eles estimulam determinadas qualidades e abrem um portal para a compreensão espiritual. Na lista abaixo é possível conferir as milagrosas propriedades dos cristais e como usá-los de maneira mais proveitosa.

  Ágata

A ágata estimula a confiança em nós mesmos, tem o poder de harmonizar o yin e yang, as forças positivas e negativas que mantém o equilíbrio do universo. Estabiliza a aura, eliminando e transformando energias negativas. O seu efeito purificador é poderoso tanto no nível físico quanto no emocional. Colocada sobre o coração, ela cura indisposições emocionais que impedem a aceitação do amor. Sobre o abdômen ou ingerida em forma de elixir, a ágata estimula o processo digestivo e alivia gastrite. Essa pedra também cura os olhos, o estômago e o útero; limpa o sistema linfático e o pâncreas; fortalece os vasos sanguíneos e cura problemas de pele.

  Ágata Rendada Azul

Auxilia a expressão verbal de pensamentos e sentimentos e combate o estresse mental. As energias de paz e tranquilidade irradiadas dessa pedra neutralizam sentimentos de raiva. É um poderoso agente de cura da garganta. O poder que ela tem de combater bloqueios à expressão de si mesmo ameniza problemas nos ombros e no pescoço, deficiências na tireóide e infecções de garganta ou linfáticas. Ela baixa a febre e remove bloqueios do sistema nervoso, além de tratar a artrite e deformidades ósseas, fortalecer os ossos e ajudar na solidificação de ossos fraturados. Essa ágata também beneficia os vasos capilares e o pâncreas.

  Âmbar

É um poderoso purificador e agente de cura chákrico. No nível físico, ele imbui o corpo de vitalidade e tem o poder de “absorver” a doença do corpo. Absorvendo a dor e a energia negativa, ele dá possibilidade para que o corpo recupere o equilíbrio e cure a si mesmo. Também alivia o estresse. Por estar em sintonia com a garganta, ele  combate o bócio e outros problemas de garganta. Ele trata o estômago, o baço, os rins, a bexiga, o fígado e a vesícula biliar. Alivia problemas nas articulações e fortalece as membranas mucosas. Na forma de elixir é usado para curar feridas, é um excelente antibiótico natural. Pode estimular o chakra do umbigo e ajudar a ancorar as energias no corpo.

  Ametista

É uma pedra extremamente poderosa e protetora, com uma vibração altamente espiritual. Ela nos protege contra ataques psíquicos, transmutando a energia  em amor.  A sua serenidade favorece a meditação e estados de consciência mais elevados. Essa pedra tem um forte poder de cura e purificação, além de aguçar a percepção espiritual. A ametista é uma das pedras mais espirituais que se conhece: promove o amor pelo divino, faz revelações acerca da sua natureza verdadeira e estimula o altruísmo e a sabedoria espiritual. Pode ser usada sobre o terceiro olho para estimulá-lo. Essa pedra transmuta energias  “inferiores”, levando-as a atingir as frequências mais elevadas dos reinos espiritual e etérico. Estimula a produção de hormônios e regulariza o sistema endócrino e o metabolismo. Ela fortalece os órgãos de excreção e eliminação, e o sistema imunológico. Excelente purificador do sangue, esse cristal alivia o estresse ou dor física, emocional e psicológica, e bloqueia o estresse geopático. Ameniza dores de cabeça e a tensão. Reduz contusões, machucados e inchaços, e trata problemas de audição. Cura as doenças do pulmão e do trato respiratório, problemas de pele, distúrbios no nível celular e doenças do trato digestivo. É benéfica para os intestinos, regula a flora intestinal, elimina parasitas e estimula a reabsorção de água.  A ametista trata a insônia e promove um sono reparador. Ela limpa a aura e transmuta a energia negativa, além de estimular os chakras da garganta e da coroa.

  Calcita

A calcita é um poderoso amplificador e purificador de  energia. A simples presença de uma calcita num cômodo é suficiente para transmutar as energias negativas do ambiente e elevar nossas energias, alivia o estresse emocional e traz serenidade. Dentro do corpo, ela remove energias estagnadas. A calcita promove uma limpeza nos órgãos do sistema excretor, ela estimula a absorção de cálcio nos ossos, mas desfaz  as calcificações, fortalecendo os ossos e articulações. Ameniza problemas intestinais e de pele. A calcita estimula a coagulação e a reconstituição dos tecidos. Essa pedra também tem um efeito rápido na forma de elixir e pode ser aplicada na pele, ulcerações, verrugas e feridas supuradas.

  Cornalina

É cheia de força vital e vitalidade e tem o poder de limpar outras pedras. É um poderoso protetor contra a inveja, o ódio e o ressentimento, nossos e de outras pessoas. Ela acalma a raiva e bane a negatividade emocional, substituindo-a pelo amor pela vida. Ela estimula o metabolismo. Ativa o chakra da base, influencia os órgãos reprodutores femininos e aumenta a fertillidade. Essa pedra combate a frigidez e a impotência, cura dores na região lombar, reumatismo, artrite, a nevralgia e a depressão, especialmente em pessoas idosas. Ela regula os fluídos corporais e o funcionamento dos rins, acelera a cura dos ossos e dos ligamentos.

  Citrino

É um poderoso purificador e regenerador. Carregado com a energia do Sol, é uma pedra extremamente benéfica. Ela aquece, revitaliza e é altamente criativa. É um dos cristais que nunca precisam passar por uma limpeza. Ele absorve, transmuta, dissipa e ancora a energia negativa, além de proteger muito bem o ambiente.  O citrino é uma das pedras da abundância. Essa pedra dinâmica ensina como manifestar e atrair riqueza e prosperidade, sucesso e todas as coisas boas da vida.  Aumenta a auto-estima e auto-confiança, ajuda-nos a desenvolver uma atitude positiva e a olhar o futuro com otimismo. O citrino é uma pedra excelente para trabalhos de energização e para recarregar as nossas baterias.  Estimula a digestão, o baço e o pâncreas. Como elixir, ajuda na solução de problemas menstruais e alivia os sintomas da menopausa, como as ondas de calor, além de equilibrar os hormônios e amenizar a fadiga.

  Granada

A granada é uma pedra de ação extremamente energizante e regeneradora. Ela purifica e energiza os chakras. Revitaliza, purifica e equilibra a energia, trazendo serenidade ou entusiasmo, dependendo da situação. A granada inspira amor e devoção. Ela ameniza os desequilíbrios emocionais. Ela também regenera o corpo e estimula o metabolismo.

 

Hematita

A hematita é particularmente eficaz quando usada para aterrar energias e como proteção. Ela harmoniza a mente, o corpo e o espírito. Ela dissipa as negatividades e evita que energias negativas se prendam a aura, restaurando a paz e a harmonia do corpo. A Hematita  ajuda a aceitar os próprios erros e com naturalidade e vê-los como experiências de aprendizado em vez de desastres. Do ponto de vista mental, a hematita estimula a concentração e o foco. Ela estimula a memória e o pensamento original. A Hematita complementa o tratamento de problemas circulatórios, ajuda os rins a limpar o sangue e regenera os tecidos.  Estimula a absorção de ferro e a formação de glóbulos vermelhos.

  Jade

Jade é um símbolo de pureza e serenidade. Muito apreciado no Oriente, ele simboliza a sabedoria acumulada com tranquilidade. Ela é uma pedra protetora, que protege seu portador do perigo e traz harmonia. Acredita-se que atraia sorte e amizades. Estabiliza a personalidade e integra a mente e o corpo. Ameniza os pensamentos negativos e acalma a mente. Jade é a “pedra dos sonhos”. Colocada sobre a testa, ela provoca sonhos reveladores. Ela ajuda a extravasar sentimentos, especialmente a irritação. Jade trata os rins e as glândulas supra-renais, elimina toxinas, recompõe as células e os ossos e cura dores súbitas. Aumenta a fertilidade e auxilia nos nascimentos. Atua sobre os quadris e sobre o baço.

  Jaspe

O Jaspe é conhecido como “a suprema pedra nutriz”. Ela dá apoio e sutento durante períodos de estresse e traz tranquilidade e integridade. Usada na cura, unifica todos os aspectos da nossa vida. O Jaspe lembra as pessoas de se ajudarem mutuamente. Essa pedra alinha os chakras e pode ser usada sobre cada um deles. Cada cor é apropriada para um chakra diferente. O Jaspe facilita as viagens xamânicas e a lembrança dos sonhos. Ela dá proteção e aterra as energias do corpo. Absorve a energia negativa do corpo e limpa e alinha os corpos físico, emocional e mental com o reino etérico.

  Lápis-Lazúli

Esta pedra abre o terceiro olho e equilibra o chakra da garganta. Ele estimula a iluminação e intensifica o trabalho com sonhos e as capacidades psíquicas, facilitando a viagem astral e aumentando o poder pessoal e espiritual. Essa pedra libera rapidamente o estresse, trazendo uma paz profunda. Ela possui uma enorme serenidade e é a chave para a realização espiritual. O Lápis-lazúli é uma pedra  protetora que facilita o contato com os guardiões espirituais. Essa pedra revela a verdade interior, favorece a consciência de nós mesmos. O Lápis-lazúli alivia a dor, especialmente dores de cabeça da enxaqueca. Ela combate a depressão, beneficia os sistemas respiratórios e nervoso, além da garganta, da laringe e da tireóide, limpando os órgãos, a medula óssea, o timo e o sistema imunológico. Ela tabém alivia a insônia, a vertigem e a pressão baixa.

   Obsidiana Floco-de-Neve

Trata-se de uma pedra de pureza, que equilibra o corpo, a mente e o espírito. A obsidiana floco-de-neve nos ajuda a reconhecer e liberar pensamentos equivocados e padrões mentais estressantes. Promove desapego e favorece o centramento interior.  Colocada sobre o chakra do sacro, a obsidiana floco-de-neve acalma e suaviza, deixando-nos no estado de espírito certo e aumentando a nossa receptividade. Ela nos ensina a valorizar os erros tanto quanto os sucessos. Essa pedra trata as veias  e os ossos e melhora a circulação sanguínea. O elixir é bom para a pele e os olhos.

 

Olho de tigre

Essa é uma pedra protetora que, por tradição, é usada como talismã contra maldições e quebrantos. Mostra o uso correto do poder e estimula a integridade. Ajuda-nos a alcançar metas, levando-nos a reconhecer os nossos recursos interiores e promovendo a clareza de intenção. Do ponto de vista psicológico, o olho de tigre cura problemas de desvalorização pessoal, criticismo em relação a nós mesmos e criatividades bloqueadas. Ajuda-nos a reconhecer nossos talentos e capacidades e também as deficiências que precisamos superar. Ajuda as pessoas viciadas a superar o vício. Do ponto de vista emocional, o olho de tigre equilibra as energias yin e yang e energiza o corpo emocional. Alivia a depressão e melhora o humor.

   Ônix

É uma pedra que nos dá poder. Ela propicia o apoio de que precisamos em circunstâncias difíceis ou confusas e durante épocas de grande estresse mental e físico.  Essa pedra promove o vigor, a constância e a resistência. Ela nos ajuda a aprender as nossas lições, dando-nos confiança em nós mesmos e nos ajudando a ficar mais a vontade no nosso ambiente. Ao segurar essa pedra na mão, ela desviará a sua atenção para o lugar que precisa de cura. Alivia medos e preocupações excessivas. Também ajuda a captar as energias universais necessárias para a cura ou para outros propósitos. Ela equilibra as energias yin e yang dentro do corpo.

  Pedra-da-Lua

A pedra-da-lua é uma pedra de “novos começos”. Como o seu nome sugere ela tem uma forte ligação com a Lua e com a intuição. Como a lua essa pedra é refletora e nos lembra de que, assim como a Lua mingua e cresce, tudo faz parte de um ciclo de mudanças. O seu mais poderoso efeito é acalmar as emoções. A pedra-da-lua traz para a consciência o que está no inconsciente e promove a intuição e a empatia. Ela estimula sonhos lúcidos, especialmente na época da Lua cheia. Do ponto de vista psicológico, a pedra-da-lua acalma reações exageradas a situações e a gatilhos emocionais. Ela tem uma energia receptiva, passiva e feminina e equiliba as energias femininas e masculinas. Ela aumenta a inteligência emocional. Colocada sobre o plexo solar mostra padrões emocionais obsoletos, de modo que eles possam ser compreendidos e depois eliminados.A pedra-da-lua ajuda os sistemas digestivo e reprodutor, assimila nutrientes, elimina toxinas, alivia retenção de líquidos e é excelente para a síndrome pré-menstrual, para a concepção, para a gravidez, para o parto e para a amamentação.

  Pedra-do-Sol

A Pedra-do-sol é uma pedra vibrante, inspiradora e iluminada. Ela estimula a alegria de viver e uma natureza benévola, além de intensificar a intuição. Se a vida perdeu a doçura, a pedra-do-sol a restaura e nos ajuda a cuidar de nós mesmos. Clareando todos os chakras e trazendo luz e energia, essa pedra possibilita que o eu verdadeiro brilhe mais alegremente. A Pedra-do-sol é extremamente útil para desatar amarras com outras pessoas, estejam elas nos chakras ou na aura. Essas amarras, que têm o efeito de drenar a nossa energia, podem estar no nível mental ou emocional. A Pedra-do-sol atua como um antidepressivo e acaba com a melancolia. Ela é particularmente eficaz nos casos de depressão relacionados ao inverno, pois compensa a pouca luz do sol nesse período do ano. Estimulando o otimismo, essa pedra nos ajuda a ver o lado positivo dos acontecimentos. Até o pessimista mais incorrigível reage a pedra-do-sol. Colocada sobre o plexo solar, essa pedra dispersa emoções reprimidas e energia pesada e as transmuta.

 

Pirita

A Pirita é um escudo energético excelente. Ela bloqueia energia negativa e poluentes em todos os níveis, incluindo as doenças infecciosas. Usada em torno do pescoço, ela protege todos os corpos sutis e o físico, rechaçando o perigo e o mal. A Pirita é uma pedra muito positiva. Ela combate a inércia e os sentimentos de inadequação. Facilita a realização do nosso potencial e o desenvolvimento dos nossos talentos, além de estimular o fluxo de idéias. Um pedaço de Pirita sobre a escrivaninha é suficiente para energizar todo o ambiente. Ela é útil quando no planejamento de grandes negócios. Essa pedra nos ensina a ver o que há por trás das fachadas e promove a diplomacia. Do ponto de vista psicológico, a pirita alivia a ansiedade e a frustração e aumenta a valorização e a confiança em si mesmo. Esta pedra estimula a memória, pois aumenta a atividade mental e o fluxo sanguíneo no cérebro. Do ponto de vista emocional, a Pirita combate a melancolia e o desespero profundo. Do ponto de vista físico, ela aumenta o vigor e diminui a fadiga, impedindo que o corpo físico e a aura percam energia. A Pirita trata os ossos e estimula a renovação celular. É benéfica para os pulmões, aliviando a asma e bronquite.

  Quartzo Rosa

Essa é a pedra do amor incondicional e da paz infinita. É o mais importante cristal para o coração, ensinando a verdadeira essência do amor. Ele purifica e abre o coração em todos os níveis e inspira uma profunda cura interior e amor próprio. É calmante, reconfortante. É uma pedra excelente para casos de traumas ou épocas de crise. Se você quiser atrair o amor, opte pelo romântico quartzo rosa. Colocado na cama ou na área do relacionamento da sua casa, ele é muito eficiente para atrair amor. Em relacionamentos já existentes, esse cristal restaura a confiança e a harmonia, estimulando o amor incondicional. O Quartzo rosa repele suavemente a energia negativa e a subsitui por vibrações de amor. Fortalece a empatia e a sensibilidade. Essa pedra estimula o perdão e a aceitação, e evoca a confiança e a valorização com relação a nós mesmos.O quartzo rosa fortalece o coração físico e o sistema circulatório, além de eliminar as impurezas dos fluídos corporais.  Colocado sobre o timo, esse cristal cura problemas no peito e nos pulmões.

   Sodalita

A sodalita alia lógica à intuição e ativa a percepção espiritual, trazendo informações da mente superior para o nível físico. Essa pedra estimula a glândula pineal e o terceiro olho, propiciando meditações mais profundas. Quando é usada na meditação, podemos usar a mente para entender as circunstâncias em que nos encontramos. A sodalita elimina a poluição eletromagnética e pode ser colocada sobre o computador para bloquear as suas emanações.Essa é uma pedra particularmente útil para  o trabalho em grupo, pois  traz harmonia e solidariedade ao propósito. Estimula a confiança e companheirismo entre os membros do grupo, encorajando a interdependência. Excelente pedra para a mente, a sodalita elimina a confusão mental, ela estimula o pensamento racional, a objetividade, a verdade e a percepção intuitiva. Ela equilibra o metabolismo, fortalece o sistema imunológico, trata a garganta, as cordas vocais e a laringe, e ameniza a rouquidão e os problemas digestivos.

Fonte:
“A Bíblia dos Cristais – O guia definitivo dos cristais” – Judy Hall

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s