Se o sapato servir, não calce

calcado

No meu tempo de criança, família pobre, eu lembro como era difícil ganhar um sapato novo. E quando ganhava, era motivo para alegria e tristeza. Alegria, porque era novo. Tristeza, porque minha mãe fazia o teste do polegar. Eu calçava o sapato e andava um pouco pela loja. Se gostasse – e ela também – ela fazia o teste final: apertava a ponta do sapato com o polegar para confirmar que havia um espaço sobrando. Adivinhe espaço para que? Exatamente o que você pensou, espaço para crescimento. Em vez de ficar confortável, mas só por algum tempo, tinha sempre que ficar maior que o pé. Nos primeiros dias dava a impressão de estar calçando uma lancha. Ocorre que, como eu crescia alguns milímetros por semana, o meu pé me acompanhava. Dessa forma, minha mãe jamais arriscaria comprar um sapato do tamanho exato. Agora que o meu pé já não cresce mais, eu descobri que nós temos de continuar fazendo o “teste do polegar em nossa vida”. Muitas pessoas terminam seus estudos e param. Ou aposentam-se e param. Param de aprender e crescer; param de buscar novos limites; param de sonhar e querer mais. Ocorre que nossos cérebros têm um infinito espaço vazio exatamente para permitir o crescimento ilimitado de cada um de nós. Não importa o grau de competência e habilidades que você tenha desenvolvido, nunca aceite um “sapato que calce confortavelmente” em sua vida. Busque fazer coisas que você jamais imaginou seriam possíveis; faça o “teste do polegar” a cada momento; não deixe nada amadurecer pois já se tornou obsoleto. Experimente novamente ou talvez pela primeira vez a vibração do aprender, desaprender e re-aprender. A vibração de reconstruir o conhecimento, as habilidades e a competência. Sinta a vibração de crescer dentro de um “novo par de sapatos” para sua vida.

Deixe um comentário

